Na batalha entre vídeos curtos e vídeos longos, apenas um pode vencer… certo? Bem, não exatamente. Criar vídeos para o seu negócio é uma maneira comprovada de aumentar o engajamento com seu público. Na verdade, pode aumentar as taxas de conversão, as taxas de cliques em e-mails (CTR), a associação à marca e o engajamento do público. Mas a questão não é se você deve usar vídeos curtos ou longos para sua marca. É como você deve incorporar ambos em sua estratégia de marketing de vídeo.
Vídeos curtos vs. vídeos longos: Definições
A diferença entre vídeos curtos e longos é simples: vídeos curtos são curtos e vídeos longos são longos. Para ser mais específico, vídeos curtos geralmente têm menos de 10 minutos, enquanto vídeos longos excedem essa marca de 10 minutos. Você verá muitos vídeos curtos nas redes sociais (embora você possa usar esse formato em outros canais). A Target, por exemplo, usa esse formato de vídeo no Instagram para anunciar seus produtos.
Você geralmente verá vídeos mais longos no site de uma empresa ou no YouTube. O provedor de hospedagem de vídeos e podcasts, Wistia, usa vídeos longos para educar seu público sobre o custo da produção de vídeos.
Uma breve história do marketing de vídeo
Desde o início dos anos 2000, o vídeo explodiu como um método para construir relacionamentos com o público. Em 2005, por exemplo, o YouTube era apenas um pequeno site de encontros por vídeo (sim, site de encontros). Não era o grande motor de busca de vídeos e plataforma de mídia social que é agora. Não tínhamos TikTok, IGTV, Reels ou a maioria das outras plataformas focadas em vídeo. No entanto, o YouTube é um exemplo perfeito de por que misturar vídeos longos e curtos é importante. Até 2022, os vídeos longos do YouTube eram o padrão. Quanto tempo as pessoas assistem aos vídeos era (e ainda é) uma parte importante do seu algoritmo. Basta olhar para os vídeos de eventos de uma hora que a Apple compartilha em seu canal. Para competir com potências de vídeos curtos como TikTok e Instagram, o YouTube lançou seu recurso Shorts, que limita a duração dos vídeos a 60 segundos ou menos.
Agora, criadores do YouTube e empresas se beneficiam ao compartilhar uma mistura de conteúdo longo e curto – tudo em uma plataforma. A ampla gama de canais de marketing de vídeo significa que sua estratégia precisa ser flexível. Cada plataforma – seja YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn ou seu site – tem suas próprias melhores práticas para vídeo. Escolher criar apenas vídeos curtos ou longos não é realmente uma opção se você quer que sua estratégia de conteúdo seja bem-sucedida em 2023 e além. Tanto os vídeos longos quanto os curtos têm seu lugar no seu plano de conteúdo. Continue lendo para saber mais sobre cada tipo de conteúdo de vídeo e quando você deve usá-los para o seu negócio.
Seus canais de marketing
Por fim, onde você deseja compartilhar seus vídeos impacta muito a decisão entre vídeos curtos e longos. Como mencionado anteriormente, você pode se desviar do status quo quando se trata de que tipo de conteúdo pertence a um determinado canal de marketing – mas apenas se funcionar. Algumas plataformas estabelecem limites para a duração dos seus vídeos. No momento em que este post foi escrito, os Reels do Instagram podem ter apenas 60 segundos. Os TikToks têm um limite de 3 minutos. Os vídeos do LinkedIn têm um máximo de 10 minutos. Nessas três plataformas, você não pode postar conteúdo de vídeo longo (ainda), por mais que queira. Se você estiver usando vídeos em seus anúncios, também estará limitado pelo que a plataforma oferece.
Certifique-se de que, ao pensar na duração dos seus vídeos, você primeiro pesquise as plataformas onde deseja compartilhá-los. A última coisa que você quer é investir em um vídeo que não funciona onde você quer compartilhá-lo.
“Lembre-se de que você pode testar diferentes durações de vídeo até encontrar o que funciona melhor – o ponto ideal. Preste atenção ao desempenho dos seus vídeos e ajuste até ver o sucesso.”
Contrate uma equipe de especialistas em marketing para lidar com o processo de pesquisa e criação de vídeos para você
Só porque algo funcionou para um tipo de vídeo não significa que sempre funcionará. Sua estratégia de marketing de vídeo precisa ser flexível e se ajustar aos comportamentos de visualização das pessoas para obter o máximo impacto.
Pronto para aumentar sua receita com a Spacial?
Obtenha uma Consulta Gratuita para Impulsionar Seu Negócio.
What do you think?
Strive to design environments with clarity in mind: Clear instructions, a logical layout, and control over the pace of interactions can all contribute to a more manageable cognitive load.
As designers and developers venture into these new domains, carrying the principles of accessibility forward should be about more than just compliance with guidelines, but rather championing a spirit of inclusivity.